Saia na frente: as influências de inovação em autoatendimento para bares e restaurantes
Como a tecnologia pode aumentar a eficiência do seu estabelecimento e garantir a satisfação dos seus clientes? E o que isso tem a ver com…
Como a tecnologia pode aumentar a eficiência do seu estabelecimento e garantir a satisfação dos seus clientes? E o que isso tem a ver com as tendências de autoatendimento na jornada de compra?
Essa questão se torna cada vez mais frequente. Porém, ainda há resistência em assumir que automatizar os processos, dentro dos bares e restaurantes, auxilia na prevenção de barreiras negativas para a experiência do cliente.
Diante de filas demoradas, atraso na entrega dos pratos e pouca atenção dos garçons. Esses equívocos, na entrega do produto ou serviço, são comuns no imaginário dos consumidores desse setor. Essas situações estão, geralmente, relacionadas a desatenção e má gestão das atividades dos colaboradores. Por isso, a corrida pelo bom atendimento é um dos motivadores no processo de implementação de novas tecnologias em bares e restaurante.
Afinal, não é a mudança tecnológica que transforma o comportamento do consumidor e sim a necessidade a ser suprida que impulsiona os movimentos de aplicação de tecnologia as vendas e atendimento.
O autoatendimento como tendência para o comportamento de compra
Sendo acessível e fácil de usar, por que o autoatendimento ainda não foi amplamente adotado?
Porque a adesão a essa tecnologia ainda está se estabelecendo tanto para o consumidor quanto para as empresas. Isso porque o aperto de mãos, o sorriso, o olhar, tudo compõe um código de confiança em que elevamos o padrão para as nossas relações, e isso inclui as relações de venda e consumo de produtos e serviços.
E aqui o comportamento conhecido do nosso setor, a busca por uma recompensa, ainda está dependente dos fatores humanos.
Por isso, quando nos deparamos com lojas virtuais ou soluções de autoatendimento, a supressão do elemento humano pode gerar desconforto. Aderir dependerá da recompensa, que acontece a partir do repertório de cada um.
Então qual a mudança está impulsionando essa transformação no comportamento do consumido, rumo ao autoatendimento?
A tendência que aponta o autoatendimento como forte inovação é justificada pelo fato de que, em 2020, e os millenials representarão uma parte significativa da população economicamente ativa.
Essa geração tem características de consumo mais independentes, visuais e interativas. No Brasil, o potencial de consumo é de mais de R$ 75 bilhões. Para atender esse tipo de cliente, o varejo será transformado, impulsionando redes e fabricantes a investir no entendimento profundo das jornadas, hábitos e padrões de compra e consumo.
Tais fatores justificam os resultados da pesquisa realizada pela High-Tech Retail, indicando que nos próximos três anos, 60,4% dos brasileiros realizarão compras utilizando tecnologias como de autoatendimento.
Como adotar as tendências do autoatendimento em bares e restaurantes?
Para os estabelecimentos, é cada vez mais importante investir na personalização da experiência de compra. Isso pode ser trabalhado em estratégias que unam um ótimo padrão de serviço humano e tecnologias que possibilitem autonomia de compra e velocidade na entrega na jornada de compra do consumidor.
Sendo assim, aproveite as novidades tecnológicas que se adequam melhor ao seu negócio e como ele se posiciona no mercado. Foque em soluções que imprimam valores a sua marca, como:
1) Agilidade
Com cardápios digitais, totens de autoatendimento e soluções de automação de gestão são exemplos de como se posicionar para encarar a transformação do consumidor e sua ânsia por tecnologias eficientes no processo de compra.
Tudo para garantir uma ótima experiência ao cliente e aumentar a rotatividade do restaurante, permitindo que mais pessoas acessem sua casa ao longo de um dia.
2) Menor risco de erros
Além disso, com essas ferramentas no seu estabelecimento é quase impossível que haja uma divergência entre o pedido do cliente e a produção da cozinha.
3) Redução de custos
Como os pedidos são mais ágeis e assertivos, gerando menos problemas no salão e menos erros de ordem para a cozinha, a rotina de produção também fica otimizada.
Essa certeza, durante a confecção dos pratos e manuseio de insumos, garante menos desperdícios e perdas. que impacta diretamente nos custos de produção dos produtos.
4) Modernização dos processos
Os softwares permitem aplicar mais inteligência no processo de vendas para compreender os comportamentos de compra do seu cliente e construir indicadores úteis para sua gestão.
Afinal, o autoatendimento pode ser um passo no processo de modernização de sua gestão ou pode não ser o foco de seu posicionamento. Mas nada impede que seu negócio esteja antenado em mudanças e soluções que implementem sucesso. Sendo assim, as tecnologias de otimização de gestão e construção de dados analisáveis garantem mais agilidade e segurança para suas rotinas operacionais E isso reflete no contato final com seu consumidor, através de um atendimento assertivo.
Conclusão
Aproveite essas informações sobre o mercado e sobre as transformações do consumo. Afinal, estamos nos aproximando de um ano importante para essa virada nos padrões de compra.
Com isso, você pode analisar o funcionamento de seu estabelecimento e pensar como implementar soluções que atendam as tendências do comportamento de seus clientes. Mantendo-se a frente diante da concorrência e imprimindo um valor de modernidade e agilidade a sua marca. Além disso, garante mais independência e satisfação ao seu cliente ao melhorar a experiência na jornada de consumo dele.
Originally published at https://www.mdc.com.br on November 4, 2019.