Os 4 desafios que o gestor de um restaurante enfrenta com seus funcionários
Assim como as conquistas, os problemas e erros também fazem parte do dia a dia de qualquer gestão. Mas para essa rotina ser considerada…
Assim como as conquistas, os problemas e erros também fazem parte do dia a dia de qualquer gestão. Mas para essa rotina ser considerada normal você deve estar preparado para lidar e resolver possíveis imprevistos. Sejam eles bons ou ruins, manter o desempenho do funcionário no seu restaurante é uma tarefa importante que demanda energia e atenção.
1) Garantir o bom desempenho do seu time
Aliás, muitos dos problemas de desempenho dentro de seu restaurante podem ser prevenidos com uma melhor seleção de práticas e por definir expectativas mais claras referente ao desempenho desses funcionário.
Conforme você identificar um problema, quanto mais cedo você se empenhar em oferecer feedback construtivo o mais rápido você irá facilitar a mudança comportamental necessária. Confronte os problemas de desempenho logo que eles apareçam em seu local de trabalho e você ficará mais tranquilo.
2) Contratar um funcionário para seu restaurante
Mesmo que fazer a escolha entre seus candidatos finais possar ser uma agonia, se você escolher errado, terá que lidar com vários problemas no futuro.
Então, qual a solução?
Utilize um bom processo seletivo. Para isso esteja apto para realizar entrevistas, validar qualificações e apresentar dados realistas sobre o trabalho e o que você espera desse nosso membro de sua equipe.
3) Demitir um colaborador
Realmente, não há alívio neste caso. Não importa o que você tenha feito para evitar esta situação, desligar um funcionário de seu restaurante sempre será chato.
Nenhum líder deve estar confortável com esta responsabilidade. Por isso tenha certeza de que você possui uma política bem clara e definida nos casos de violações severas de conduta que gerem desligamento.
Esse processo deve ser bem analisado e justo, de forma respeitável e que não desvalorize o período que seu funcionário dedicou ao seu negócio.
4) Aprender algo novo
De fato é sempre um desafio sair da zona de conforto. Não se assuste diante das novidades ou com a necessidade de implementar algo novo, como novas tecnologias nos seu bar ou restaurante.
Atualmente, vivemos transformações numa velocidade surpreendente. Por isso invista no que facilite sua gestão agilizem suas atividades e tragam mais segurança no controle dos processos de seu negócio.
Afinal, estar à frente de um restaurante exige uma visão integrada de muitas areas e qualquer erro pode ser desastroso.
Tenha sempre ferramentas de qualidade, como os sistemas de gestão para alavancar os resultados de seu time e liberar mais tempo disponível.
Aprenda sempre, afinal o mercado é muito concorrido. Invista em tutoriais, curso e páginas que tragam dicas para você manter sua competitividade.
Três dicas para inspirar o funcionário de seu restaurante
Agora que definimos o primeiro passo para gerir pessoas encarando os desafios, vamos focar em como você pode melhorar e ser um gestor cada vez melhor.
Afinal, seu papel é inspirar sua equipe para atingir uma série de objetivos mesmo lidando com individualidades, o que é extremamente difícil, logo, ser um gestor de sucesso também será desafiador.
Decerto você vai delegar, direcionar e supervisionar as atividades de sua equipe, possuindo uma enorme influência sobre os resultados da empresa. Não existe, infelizmente, uma “receita de bolo” que ensine qualquer um a ser um ótimo gestor, mas existem hábitos que podem ser praticados para chegar lá.
1) Tenha iniciativa
Dentro desse cenário, mantenha um comportamento proativo, um gestor engajado é um exemplo, além de gerar uma grande admiração e confiança no time.
Agir é imprescindível para fazer bons resultados aparecerem, mesmo delegando responsabilidades, lembre-se de que você é o ponto de partida das ações na empresa.
Enfim, use essa inciativa para estar à frente dos concorrentes, saiba como eles estão atuando e o que você deve trazer de novo para sua equipe se preparar e ser mais competitiva.
2) Seja capaz de resolver conflitos
Pare liderar equipes é preciso saber resolver os conflitos assim que eles aparecem, ou ainda, tentar antecipá-los e assim evitar que eles aconteçam. Tente agir sempre de forma racional para evitar reações que prejudiquem o ambiente de trabalho. Não é uma boa ideia tomar partido e ou se abster e esperar que os problemas se resolvam naturalmente.
3) Defina metas possíveis para o funcionário de seu restaurante
É muito importante ser claro com objetivo que se quer atingir, porém seja realista. Criar metas inatingíveis só traz desmotivação e desânimo para a sua equipe de trabalho. O ideal é ser desafiador e usar as metas para motivar seus funcionários, não os assustar.
Não seja aquele gestor que reclama de tudo e acha tudo muito pouco. Demonstre a sua equipe que você quer sempre mais, mas faça isso extraindo o melhor das pessoas.
Originally published at https://www.mdc.com.br on October 18, 2019.