O poder da IA para engajar clientes
Para seu bar ou restaurante se destacar, ser encontrado e, finalmente, atrair mais clientes, suas iniciativas de marketing precisam ir além das estratégias de SEO.
Mudanças no ambiente digital estão cada vez mais rápidas, e otimizar a presença online de seu negócio virou uma prioridade maior do que somente ser encontrado em ferramentas de busca.
Agora, pesquisas no setor indicam que consumidores em potencial estão buscando sugestões e avaliações diretamente nas IAs e, como previsto, esta tendência segue aumentando em todos os mercados.
Seu negócio vai aparecer nesta resposta?
Quando alguém pesquisa "restaurante perto de mim" ou "bar em minha cidade", você sabe que precisa estar no topo dos resultados, e garantindo que informações como horário, endereço e cardápio estejam sempre atualizadas.
Se ferramentas de IA estão substituindo o Google e mudando como clientes encontram restaurantes, como ficam suas iniciativas de marketing para aumentar sua presença digital nesta nova jornada?
Novos tempos pedem uma reavaliação nas estratégias tradicionais, e o "SEO" evolui para o "GEO" e o "AIO", que nestas novas siglas abordam os atuais métodos de otimização de conteúdo para motores de busca, usando agora inteligência artificial generativa.
O que pode funcionar: 3 dicas que aumentam suas chances
Se a IA entrega melhores resultados em consultas mais detalhadas (os chama, as fontes e iniciativas mais valiosas para chegar na frente em suas sugestões também exigem conteúdos mais variados e, principalmente, que possam ser enriquecidos com opiniões e experiências mais humanizadas.
Algumas dicas do setor para novas ações de visibilidade online (que vão além do SEO) envolvem:
1. Conseguir recomendações consistentes em fontes de alta confiança: Incluindo avaliações de clientes em blogs locais, fóruns e comunidades, menções em artigos e notas jornalísticas ou comentários em mídias sociais.
2. Posicionamento de sua marca com adição de critérios específicos: Vinculando, por exemplo, sua marca potencializada por sua expertise como "Restaurante X, o melhor vegano da cidade" ou características marcantes "Bar Y, drinks mais criativos e exclusivos".
3. Cardápios com conteúdos mais estruturados mas com linguagem clara e simples: Com sentenças curtas, teor humanizado e frequentemente atualizado, use descrições ricas no seu cardápio digital para apresentar seus produtos, por exemplo, "hamburguer artesanal com batata frita crocante e sequinha".
Fortalecer sua reputação online e explorar as tendências para se manter presente e relevante, é possível! Mantenha o foco nas estratégias tradicionais e considere usos criativos para aparecer mais em novos cenários. Grandes oportunidades podem estar naquele conteúdo especial que ganha destaque e pode engajar seu consumidor oferecendo o melhor de suas preferências mais pessoais.