O faturamento caiu. A primeira coisa que você faz é baixar os preços dos pratos?
A queda no faturamento é um desafio na realidade dos estabelecimentos e esta relacionado a diversos fatores de gestão. Um dos maiores…
A queda no faturamento é um desafio na realidade dos estabelecimentos e esta relacionado a diversos fatores de gestão. Um dos maiores influenciadores na realidade financeira e na lucratividade dos bares e restaurantes é a construção de uma boa precificação estratégica dos produtos de um cardápio.
Para esclarecer a melhor forma de adequar essas estratégias para seu estabelecimento, convidamos a especialista e nossa parceira para esse seguir com esse artigo.
Com a palavra, a especialista Nathalia Ramos
Nutricionista Consultora, Especialista em Negócios de Alimentação. Funcional Chef em formação pela Escola Fran Tonello e Natural Chef, mas seria muito superficial reduzir meu currículo a isso. Meu trabalho consiste em levar qualidade de vida para meus clientes. Vender comida, qualquer um vende. Eu ajudo meus clientes a subirem de nível, saindo do nível “commodity” para o nível “experiência inesquecível”.
Qual pós eu fiz? Por enquanto, meu mais importante título é o de ESPECIALISTA EM GENTE, porque saber gerir processos e custos implica saber gerir AS PESSOAS QUE VÃO FAZER OS PROCESSOS ACONTECEREM. Minha vivência é em gestão de estoque, contratação de equipe, gestão de processos, custos e pessoas. Atuo em restaurantes, faço eventos corporativos educativos e dou aulas particulares sobre Administração de UAN e Técnica Dietética.
Vocês encontram meu canal Nathy Nutriflix.
Será um prazer poder ajudar vocês! A melhor forma de me encontrarem é pelo whatsapp (21) 99642–3399 ou pelo email. Mas não deixem de conferir o material incrível que eu também disponibilizo gratuitamente no meu instagram.
Sejam bem vindos ao meu primeiro artigo como colunista da Equipe MDC. Quanta honra! E já vamos começar com um tema polêmico e muito comum entre os meus clientes de consultoria. 😍
Faturamento não é lucro
É muito comum que quando o faturamento começa a cair, os donos de restaurantes querem logo reduzir o preço, dar desconto. E eu sempre sou muito cirúrgica quando o assunto é desconto. Vamos por tópicos?
- Primeiramente, você precisa entender que FATURAMENTO NÃO É LUCRO. Seu faturamento pode cair e seu lucro aumentar caso você tenha vendido pratos com uma maior margem de contribuição. Então, não olhe só para o faturamento!
- Existem vários motivos para o seu faturamento ter caído e, pela minha experiência, quase nunca é o preço. Comece a reparar mais no ATENDIMENTO dos garçons e na capacidade de retenção de clientes por parte do seu gerente quando a casa está com fila de espera. Como é o atendimento pelo telefone quando o cliente quer fazer uma reserva? Observe como é a experiência do seu cliente desde o primeiro contato com o restaurante.
- Você mudou algum ingrediente? Mudou de fornecedor? Se você tem algum prato típico na casa, com por exemplo, um bolinho de bacalhau, e mudou a qualidade do bacalhau, isso pode ter influenciado na redução das vendas desse aperitivo. Analise isso também no seu restaurante. A troca da matéria prima faz diferença e quanto mais alto for nível do seu restaurante, mais exigente vai ser o seu cliente. Ele vai reparar que o bolinho de bacalhau era delicioso e agora não tem gosto de nada.
O impacto da engenharia de cardápio
Mas Nathy, como analisar as minhas vendas? Através da Engenharia de Cardápio que precisa ser CONSTANTE no seu restaurante, uma vez que o fluxo de vendas muda a todo instante. Para que essa engenharia funcione, você precisa de algumas coisas. Vamos novamente aos tópicos?
- Você tem a ficha técnica de todos os seus pratos? Ela é ferramenta ESSENCIAL à PADRONIZAÇÃO DO PREPARO e também a única forma de você saber o CMV do se prato, ou seja, quanto que você gasta com MATERIAL DIRETO para produzir determinada receita.
- Sabendo o CMV, é possível descobrir a margem de contribuição de cada prato.
- A terceira coisa que você precisa saber é a POPULARIDADE de cada prato, ou seja, quantas unidades de cada um você vendeu. Tendo esses dados em mãos, você já consegue montar uma boa engenharia de cardápio, que funciona como o gráfico abaixo.
- No eixo X temos a margem de contribuição. No eixo Y temos a popularidade. Você vai achar a média de cada um analisando seu relatório de vendas mensal.

Observe o gráfico acima. Qual prato apresenta o melhor cenário? O prato A, pois tem boa popularidade e uma margem de contribuição acima da média.
Se fossemos pensar em incentivar a venda de um prato, qual seria? Seria o prato F, pois a margem de contribuição dele é a melhor entre todos os pratos.
Desconto nunca deve ser a primeira opção
Temos uma infinidade de análises através da Engenharia de Cardápio! Temos uma infinidade de motivos pelos quais seu faturamento caiu. Dar desconto nunca pode ser a primeira opção. Aliás, ouso dizer que é a pior delas e posso listar alguns motivos. Vamos de tópicos só para variar?
- Desconto tira o foco o valor e passa para o preço. Você ativa o lado racional do seu cliente. A definição de caro ou barato é muito subjetiva e está diretamente ligada à percepção de valor que seu cliente tem da sua empresa.
- Você desvaloriza a sua empresa, pois “se está dando desconto, tem algo errado”. Quantas vezes já não vimos produtos com desconto e, ao olhar mais de perto, estavam próximos de vencer?
- Você educa mal o seu cliente, pois ele acha que pode pedir desconto para tudo.
- E, para finalizarmos, você atrai o cliente errado. Quem vem até a sua empresa pelo preço, vai embora pelo mesmo motivo a partir do momento que você aumentar 5 reais.
Você pode ter clientes que choram preço ou pode ter clientes que querem você a qualquer preço. A escolha é sua.
E aí, qual o maior insight que vocês tiveram com esse post? O que vão colocar na prática a partir de hoje?
Beijos da nutri e até a próxima!
Originally published at https://www.mdc.com.br on October 28, 2019.