Descubra como ter os melhores funcionários do mercado no seu restaurante

Essa pode ser uma das perguntas mais importantes na cabeça de um dono ou gestor de restaurantes. Os funcionários ideais são peça central no…

Descubra como ter os melhores funcionários do mercado no seu restaurante

Essa pode ser uma das perguntas mais importantes na cabeça de um dono ou gestor de restaurantes. Os funcionários ideais são peça central no sucesso de seu restaurante, por isso foque no melhor e utilize as estratégias a seguir para garantir um time promissor.

Para um atendimento de excelência

Como sempre falamos por aqui, ter um restaurante competitivo que dê excelentes resultados tem muito a ver com a equipe construída. Você, mais do que ninguém, sabe os desafios desse ramo e a necessidade de se tornar referência quando o assunto é seu diferencial diante dos concorrentes.

Mas quando falamos de ser referência e nesse contexto estamos diretamente dependentes de gerar preferência. E para que isso aconteça, você precisa dar uma atenção estratégica especial à equipe de funcionários no seu restaurante.

Um bom atendimento atrai e cativa visitantes tanto quanto o cardápio o ambiente e o produto oferecido.

O atendimento que você proporciona ao cliente é a identidade, a imagem do seu restaurante. Qual, então, é a imagem que você pretende deixar gravada na mente do seu cliente?

Para construir essa imagem, primeiro entenda junto aos seus funcionários, de todos os departamentos, como eles descrevam trabalhar com sua marca, os pontos vantajosos e a rotina em si. A partir disso, opere a rotina e o treinamento necessários para criar a cultura interna necessária e transformar o atendimento em uma experiência memorável.

As dificuldades na hora da contratação de funcionários para seu restaurante

Contratar uma equipe qualificada, esse objetivo idealizado pelos empreendedores pode se transformar em uma experiência frustrante.

Contratar um ótimo funcionário e mantê-lo na equipe é como encontrar a mina de ouro do segmento. Afinal é constante a alta rotatividade dentro do ramo, o que leva a uma grande ineficiência dos novos colaboradores e outros problemas como sobrecarga do time e gestão das rotinas.

Quer saber como prevenir a rotatividade de seus funcionários? Leia:

Que tipo de funcionário você deseja para seu restaurante?

Quando estiver selecionando o colaborador seu tempo de análise estará reduzido a uma conversa curta. O desafio aqui é conseguir identificar se aquela é a pessoa certa para integrar sua equipe dos sonhos.

Então, inicialmente, se questione sobre como seria um bom chef ou um bom garçom, um bom recepcionista para o seu restaurante? E para que ele seja assim, o que ele precisa que seja indispensável? Defina suas metas e isso te ajudará a ser mais assertivo na construção de sua equipe. Isso irá refletir futuramente no que tange a questão de rotatividade de funcionários.

Um bom recrutamento previne o turnover e diminui prejuízos. Todas as partes de trabalho de seu restaurante podem ser prejudicados e ficar pressionados com a rotatividade. Além disso é difícil perder um funcionário que já sabe todas as rotinas do seu restaurante.

Para melhorar esta situação de sintonia entre propósito do profissional e a vontade de integrar de forma duradoura àquela equipe, existem técnicas de recursos humanos, ligadas à psicologia, que diminuem significativamente as chances de errar.

Quais funcionários você precisa?

Para que seu restaurante funcione de forma adequada alguns funcionários são necessários. O número, de uma forma geral, acaba variando de acordo com o tamanho e tipo do estabelecimento. Porém, os cargos são os mesmo em todas as estruturas.

Ao conhecer os tipos de empregados e suas funções de trabalho você pode configurar seu restaurante de uma maneira ainda mais eficiente. Confira:

Gerente

O funcionário que vai ocupar esse cargo em seu restaurante deve ter um perfil adequado e formação que o capacite a inspecionar a operação. Através de atividades de suporte às questões desde financeiras, a sanitárias, e mesmo de metas mercadológicas. Além de assegurar que a qualidade da comida é consistente, o produto entrega esta dentro do proposto e a relação com o cliente é eficaz.

Chef

Talvez esse seja um dos elementos cruciais da equipe de seu restaurante. Esse profissional deverá ter o perfil apropriado para cozinhar e manter o cardápio rentável e posicionado dentro da proposta da marca.

Em restaurante mais requintados, com uma proposta de público mais restrito, o chef é uma personalidade que agrega valor à marca e normalmente tem mais deveres além de cozinhar já que esses estabelecimentos têm muitos pratos que exigem ajudantes de cozinha adicionais, como um chef de massas e um sous chef , que é o segundo em comando.

Dessa forma, qualquer restaurante, independente do posicionamento, exige funcionários de cozinha responsáveis pelo processo de produção. Além disso, são necessários lavadores de louça e cumins, os auxiliares de garçom que recolhem os pratos sujos e limpam as mesas.

Garçons

Você pode ter um restaurante cinco estrelas ou um estabelecimento de fast food, de qualquer maneira seu produto precisa ir da cozinha para o consumidor.

Aqui, é importante lembrar que esse funcionário terá contato direto com seu cliente, deverá estar treinado a ser seu vendedor e dominar bem sua cartela de produtos.

Caixas e Recepcionistas

Essas pessoas estarão diretamente relacionadas a experiencia de seu cliente, recebendo e auxiliando no primeiro contato e na finalização o momento desse cliente no seu estabelecimento. Eles devem dominar os valores de sua marca e ter comprometimento com qualidade e cordialidade afinal está aqui a ferramenta para cativar seu cliente e finalizar a experiencia dele com chave de ouro.

Esteja bem posicionado e atraia funcionários que compartilhem de sua visão

Para que sua equipe tenha um bom direcionamento de como se portar e saber o que esperar dentro de seu estabelecimento, enquanto ambiente de trabalho, você enquanto marca deve estar bem posicionado no mercado. É imprescindível que haja uma congruência entre o que você propõe entregar e o que você exige de seu time. Sendo assim, se sua marca esta bem posicionada e comunica isso de forma clara seu público, o que inclui o público com pretensão a atuação interna, saberá de antemão se esta apto ou não a compartilhar propósitos com sua proposta.

Utilize suas redes sociais para divulgar pratos, novidades e infraestrutura. Mas também para compartilhar o dia a dia de seus colaboradores, como são bem tratados, como são treinados, como se transformam em pessoas melhores ao trabalhar na sua empresa. Inclusive incentive que eles compartilhem as visões pessoais sobre seus trabalhos.

Mas isso só gera sucesso se é real e se existe realmente uma cultura forte e se os funcionários de seu restaurante realmente experimentam esse ambiente de trabalho. Então, nada melhor do que uma boa comunicação para ajudar nessa tarefa.

Transformar a sua imagem em uma marca que seja amada pelo seu público alvo. Para isso, vale investir em um profissional de marketing. Afinal, uma marca de valor é defendida pelo colaborador e vendida pelo cliente, pense nisto!

Conclusão

Tenha sempre em mente que seu sucesso está diretamente ligado as pessoas que você tem por perto. Invista em ações que transforme sua equipe em um dos seus maiores triunfos.

Obviamente, é necessário traçar uma boa estratégia para pescar os melhores profissionais no mercado. É preciso investir tempo e energia para ter o melhor funcionário no seu restaurante, mas isso terá um resultado futuro positivo no que diz respeito a frequência de rotatividade, experiências dos consumidores e consistência na marca do seu estabelecimento.


Originally published at https://www.mdc.com.br on October 11, 2019.