9 táticas vencedoras para contratar um garçom vendedor

Você já percebeu o quanto o seu garçom é estratégico para o seu restaurante, sobretudo nas suas vendas?

9 táticas vencedoras para contratar um garçom vendedor

Você já percebeu o quanto o seu garçom é estratégico para o seu restaurante, sobretudo nas suas vendas?

Afinal, ele é a principal ponte entre o seu cliente e a sua marca. É por isso que contratar um garçom com perfil de vendedor é tão importante para a prosperidade do seu negócio.

Porém, quando estamos falando de garçom vendedor, não é sobre ter um garçom empurre pratos e mais pratos para que os clientes comprem e gastem dinheiro no restaurante uma única vez. Na verdade, é sobre ter um funcionário que venda a ideia de que o seu restaurante é um local único, que traz sempre boas experiências, tanto para desfrutar o cardápio quanto para celebrar.

Assim, as pessoas se sentirão convidadas a voltar ao restaurante em outras oportunidades e momentos.

Para isso, listamos algumas táticas que garantem um garçom vendedor no seu estabelecimento.

1) Garanta que o profissional seja atento aos detalhes

Qualquer gesto e atitude é digno da atenção desse profissional, alguns detalhes são importantes e perceptíveis pelo cliente.

Assim sendo a arrumação correta dos talheres e pratos, os lados pelos quais deve ser servida a mesa ou como ela deve ser retirada. O garçom deve ter uma postura aberta e solicita, que o coloque disposto a resolver dúvidas e quaisquer interações.

2) Busque por experiência e gere conhecimento

Garçons são muito relevantes na construção da opinião dos clientes, sendo eles os responsáveis por sugerir e direcionar a compra perfeita para a expectativa construída. A segurança para garantir isso ao cliente é desenvolvida com a prática. Porém, não depende apenas do conhecimento na função, mas também no domínio do cardápio e dos valores do estabelecimento.

O conhecimento em gastronomia também é relevante para que o garçom possa tirar dúvidas eventuais dos clientes sobre determinado prato, sobre a sua história ou itens que estão em sua composição. Por isso, é essencial unir à experiencia do profissional, adquirida ao longo da carreira, treinamentos eficientes sobre seus produtos e como eles são posicionados para o público-alvo.

3) Busque por um profissional ágil

Outro fator importante para seu colaborador é a rapidez na execução das tarefas. Ainda durante a entrevista é essencial analisar essa característica na personalidade do garçom, isso garantirá a facilidade no atendimento e concentração no gerenciamento dos pedidos e tarefas. Garantir um atendimento veloz e assertivo resulta em menos perdas e um cliente cativado.

4) Escolha um garçom com jogo de cintura

O jogo de cintura diante das situações não muito prazerosas garante bom andamento das rotinas de um estabelecimento. Afinal, é preciso estar preparado para lidar com algum cliente insatisfeito, demonstrar atenção e compreensão com situações diversas, conseguir lidar com problemas ou necessidades excepcionais, para garantir uma boa entrega ao consumidor e manter um ambiente agradável à equipe e ao público frequentador.

5) Verifique o poder de comunicação do profissional

A maior necessidade de um profissional que trabalhe com atendimento é o poder de comunicação. O seu garçom precisa dominar essa habilidade, conseguir se expressar o que seu restaurante oferece e se engajar numa relação com o cliente que possibilite entregar uma boa experiência e solução de problemas. Bem como, estar integrado aos setores da empresa levando informações pertinentes para facilitar as operações internas.

6) Assegure que seu colaborador cuide da própria imagem

Aqui não estamos falando das características ou aparência física, mas sim de questões relacionadas ao asseio e higiene pessoal. É essencial que o garçom esteja sempre com o cabelo bem-arrumado, utilize o uniforme alinhado e mantenha as unhas limpas e bem cortadas. Além disso, as normas de higiene não recomendam que os homens utilizem barba muito comprida. Já no caso de cabelo comprido, é preciso que ele esteja sempre preso e evite fios soltos.

7) Veja se o garçom tem postura de vendedor

Vendedores têm uma postura bem especifica, que é a facilidade de persuadir as pessoas sem que, para isso, seja chato ou apelativo. Assim, um garçom com postura de vendedor poderá sugerir pratos adicionais, drinks e sobremesas gerando um aumento na lucratividade dos colaboradores.

A ideia é que o garçom se torne um divulgador do cardápio, mostrando itens que vão além daqueles mais pedidos e que são o carro-chefe do seu restaurante. Desse modo, o profissional poderá ser treinado para indicar os pratos que são mais lucrativos para o estabelecimento.

8) Garanta que o colaborador saiba trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para o exercício da atividade de garçom, principalmente, quando se espera que ele tenha uma postura de vendedor.

Isso, porque é preciso que todos os garçons tenham a consciência de que estão jogando no mesmo time e atuam juntos em prol de um objetivo em comum, que é servir bem os clientes, para que eles se sintam satisfeitos e retornem ao estabelecimento em outras oportunidades.

9) Seu garçom deve saber lidar com as novas tecnologias

Atualmente, os donos de restaurantes percebem a necessidade de integrar as tecnologias a gestão. É comum o uso de aplicativos para pedidos delivery, cardápios digitais e sistemas de gestão, por exemplo. E tais ferramentas impactam diretamente na produtividade e lucratividade dos estabelecimentos.

É por isso que os garçons precisam saber lidar com as novas tecnologias. Assim, ele poderá manipular com destreza as plataformas que são utilizados.

Vale a pena ter um freelancer ou um garçom fixo?

A demanda de profissionais para o setor nos últimos tempos cria uma tendência a contratar freelancer de acordo com turnos e necessidades especificas do estabelecimento porém o foco na hora de contratar um garçom ainda continua no emprego fixo.

Os colaboradores autônomos encarregados por trabalhos momentâneos e separados da carga horária são importantes para eventos e ocasiões comemorativas, pois nem sempre seu número fixo de funcionários irá dar conta de atender todos os clientes. Por isso, vale a pena investir em freelancers, mas para ações esporádicas, afinal é difícil garantir o treinamento desse profissional para a entrega especifica exigida pelo negócio.


Originally published at https://www.mdc.com.br on October 23, 2019.